Balanço Olímpico

 

Nesse domingo (21) ocorreu o encerramento das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro. O último evento a conhecer o seu campeão foi o basquete masculino. Dentre as 12 seleções que brigavam pelo ouro,  três atletas do elenco do Chicago Bulls representaram seus países: Cristiano Felício (Brasil), Jimmy Butler (EUA) e Nikola Mirotic (Espanha).

Cristiano Felício (3.0 pts, 3.4 reb, 0.4 ast, 0.2 stl, 0.4 blk, 0.4 tov, 10.6 min em 5 jogos)

965Rio Olympics Basketball MenConvocado antes por Ruben Magnano para fazer parte do elenco Tupiniquim nos jogos do Rio, o mineiro de Pouso Alegre recusou o primeiro convite a fim de se preparar para a Summer League na ocasião (foi campeão e jogando muito bem). Com a lesão de Anderson Varejão, o pivô foi chamado uma semana antes da estreia diante da Lituânia. Infelizmente, o Brasil caiu na fase de grupos e Felício não teve uma participação de destaque. Entrando em todas as partidas, tinha a função de dar uma gás a mais na defesa, nos rebotes e nos bloqueios e cumpriu com o seu papel fazendo o “jogo sujo” (Valanciunas que o diga). Para o próximo ciclo, Felício ganhará mais rodagem e continuará sua batalha por um espaço na rotação de Fred Hoiberg. Com a seleção passando por uma renovação, o Brazilian Beast tem tudo para ser um dos nomes fixos nos próximos campeonatos.

Nikola Mirotic (12.9 pts, 5.6 reb, 1.6 ast, 0.8 stl, 0.4 blk, 1.0 tov, 26.3 min em 8 jogos)

Niko BronzeDos três, foi o que mais atuou (em minutos) no Rio. Seu entrosamento com seus velhos companheiros de Real Madrid (Sergio Llull, Rudy Fernandez e Felipe Reyes) ajudou bastante na trajetória espanhola. Threekola era o desafogo nas bolas de longa distância dos Ibéricos (fundamental nas quartas contra a França – 23 pts, 5 bolas de três) mas alternou altos e baixos na competição. Contra o Brasil, Miro não cobriu Marquinhos nos segundos finais deixando de fazer o boxout e dando liberdade ao ala para dar o tapinha que culminou na vitória dos donos da casa. Acabou indo para o banco nos jogos seguintes e voltou ao quinteto titular contra a Argentina, já na última rodada da fase de grupos, após boa atuação contra a Lituânia. O montenegrino ficou com o bronze em uma partida épica contra a Austrália, mantendo a Espanha no pódio olímpico pela terceira vez seguida. Porém, acabou machucando o joelho direito após um choque com Aron Baynes. Tomara que não seja nada de mais.

Jimmy Butler (5.6 pts, 2.5 reb, 1.4 ast, 0.8 stl, 0.1 blk, 0 tov, 14.4 min em 8 jogos)

Basketball - Olympics: Day 16

Vindo do banco em todas as partidas, JB foi um dos nomes da conquista norte-americana no que diz respeito a defesa. O camisa #21 fez um ótimo papel defensivo e nos rebotes de ataque (só na final foram 4), aproveitando da ampla vantagem física dos EUA comparado as seleções que enfrentou nas olimpíadas. Um exemplo claro do trabalho de Jimmy foi na partida contra os hermanos. No segundo quarto ele entrou, em alguns momentos marcou Luis Scola no low post (como um PF) e contribuiu com 7 pontos, ajudando na arrancada americana para desgarrar no placar e garantir sua vaga nas semifinais da competição. Seu melhor jogo ofensivo foi contra a Venezuela (17 pts) em um jogo já decidido e, como era esperado, foi campeão olímpico ao lado de Carmelo Anthony, Kevin Durant & cia.

Na história dos Bulls, Jimmy Buckets se juntou a Michael Jordan (84 e 92) e Scottie Pippen (92 e 96) como campeões olímpicos da história da franquia. Vale lembrar que em 84, MJ ainda era universitário, já que nas competições de basquete só poderiam ir quem ainda não atuava na NBA. Só em 1992, a FIBA e a NBA entraram em acordo e os profissionais foram liberados para os torneios.

Fotos: Getty Images, Hoopshype e Zimbio

 

Anúncios

Um comentário em “Balanço Olímpico

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: