O Bulls até a midseason!

Chegamos à metade da temporada regular e o time se mostra muito oscilante até aqui. Com uma campanha abaixo dos .500 dentro dos 41 jogos, ocupava a 9ª coloção da conferência leste, fora da zona dos playoffs, com 20 vitórias e 21 derrotas.

No começo de temporada o Bulls assinou com Wade e Rondo para comandar o time ao lado de Butler. Paralelamente, a diretoria acreditava muito nas suas ultimas picks de primeiro round: Doug McDermott, Bobby Portis e Denzel Valentine. O primeiro até causa preocupação em algumas defesas, tem uma % de 3-PT razoável e se apresenta bem vindo do banco. Mas Portis e Valentine não conseguiram mostrar muito e até ficaram fora de algumas rotações de Hoiberg.

A grande estrela da franquia, Jimmy Butler, teve seu nome cogitado em uma trade com os Celtics. E pelo que parece a ideia é muito debatida dentro da diretoria, que pode tentar a troca em Junho antes da semana do draft.

Não foi o começo de temporada que os fãs esperavam, o Big 3 não engrenou e o time demostrava sinais de que iria apenas brigar até a ultima rodada pelos playoffs, assim como na temporada passada. Um time inconsistente, que batia de frente com Cavaliers e Spurs, mas perdia para Nuggets e Mavericks. Chegou a ser apelidado de Robin Hood da NBA.

9692064-fred-hoiberg-nba-chicago-bulls-los-angeles-clippers-850x560

Outro problema é Fred Hoiberg, que está em sua segunda temporada no comando do time de Chicago. Bancado por Forman, chegou como um bom comunicador e com a capacidade de elevar o nível técnico dos atletas. Em sua primeira temporada teve desentendimentos com Butler e colocou Joakim Noah no banco, dizendo que o mesmo havia se voluntariado para isso, Noah desmentiu na época. Na temporada atual ele tenta fazer a mesma coisa com Rajon Rondo, e chegou a não relacionar o jogador para cinco jogos dizendo que havia sido acordado com o próprio jogador. Rondo por sua vez, declarou que ainda não recebeu explicações plausíveis para não ser relacionado.

Hoiberg não comanda o time em quadra, muitas vezes é uma treinador omisso, nem parece que está lá. Isso reflete na campanha mediana do Bulls em suas duas temporadas no time, o treinador não está aprendendo com seus erros no que diz respeito à sua boa comunicação com os jogadores. A grande questão é: Assim como prometido por Forman quando o contratou, Hoiberg vai conseguir tirar o melhor de cada atleta e encontrar uma formação eficaz ou vai permanecer oscilante até o final da temporada regular, com a possibilidade de não ir aos playoffs novamente?

Mas nem tudo está mal em Chicago. Wade chegou e mostrou que ainda pode ser decisivo quando necessário. O ala-armador chama a responsabilidade em jogos decisivos e principalmente quando Butler não está em uma noite inspirada. Faz falta em alguns back-to-backs, mas sempre dá um jeito de compensar sua ausência quando volta à quadra após o descanso.

NBA: Chicago Bulls at Utah Jazz

Outra grata surpresa foi Robin Lopez, vindo de New York. Muito questionado para ser o substituto de Gasol e considerado um jogador no máximo mediano ele surpreendeu por sua postura defensiva e boa presença no ataque. O Bulls é o líder de rebotes da liga e isso se deve muito à ele. Lopez apresenta melhoras significativas em suas estatísticas se comparado à sua última temporada no Knicks. As comparações com seu irmão, Brook Lopez, são inevitáveis mas RoLo vem provando que pode ser mais do que apenas um jogador pra elenco

Não teremos um restante de temporada fácil, provavelmente o time continuará perdendo jogos teoricamente fáceis e jogando em alto nível contra adversários grandes. Independente disso a expectativa é que o time brigue pelas últimas posições dos playoffs, o que levaria o Bulls à enfrentar Cavs ou Raptors. O retrospectivo recente contra as duas franquias pode animar bastante os torcedores para um possível encontro no Round 1, mas é bom lembrar que se a inconsistência permanecer a temporada regular pode acabar da mesma forma que ano passado.

Siga o @SeeRedBR no Twitter!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: